O Advento é um tempo rico em simbologia que auxilia os fiéis a se prepararem espiritualmente para o Natal. Durante este período, a cor roxa será predominante nos paramentos litúrgicos utilizados pelos sacerdotes e na decoração das igrejas, simbolizando a penitência, a vigilância e a conversão, características desse tempo de espera, com exceção do terceiro domingo, onde o rosa substitui o roxo, revelando o Domingo da Alegria (ou Domingo Gaudette).
Um dos símbolos mais marcantes do Advento é a Coroa do Advento com suas quatro velas que são acesas progressivamente a cada domingo. Cada vela possui um significado especial — ESPERANÇA, PAZ, ALEGRIA E AMOR—guiando a comunidade na caminhada rumo ao nascimento de Cristo. Esses elementos convidam os cristãos a refletirem sobre o mistério da encarnação e a renovarem a expectativa pela vinda do Salvador.
A Coroa do Advento
A Coroa de Advento é feita com ramos verdes, geralmente envolvida por uma fita vermelha e nela quatro velas são afixadas. Ela simboliza e comunica que, naquela Igreja, casa, escritório ou qualquer espaço em que ela esteja, vivem pessoas que se preparam com alegria para celebrar a vinda de Deus ao mundo, o Natal.
O Círculo da Coroa: simboliza a nova aliança de Deus com a humanidade. Esta nova aliança é celebrada no sacramento da Santa Ceia. Ao círculo da coroa, pode ser relacionada também a coroa de espinhos colocada na cabeça de Jesus por ocasião da sua paixão e morte; a nova aliança foi feita pelo Jesus negado e rejeitado, com humildade e doação.
Os Ramos Verdes: Os ramos, mesmo cortados, permanecem verdes por semanas. Comunicam a esperança, uma esperança que leva a perseverança e a uma entrega total da vida a Deus.
A Fita Vermelha: A cor vermelha na tradição litúrgica está ligada à cor do fogo e do sangue. Simboliza a cor da vida, do amor e, ao mesmo, de um tempo do derramamento do sangue, do sacrifício. A nova aliança de Deus com a humanidade foi feita com amor, doação, sacrifício e trouxe a vida plena e eterna.
As Quatro Velas do Advento
Liturgicamente, o tempo do Advento (do latim adventus = chegada) corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal. As quatro velas representam essas quatro semanas e serão acesas, uma a uma, desde o primeiro domingo do Advento até o quarto domingo, sucessivamente. As cores das velas devem corresponder à cor do tempo litúrgico – roxa -, diferenciando-se a terceira vela – rosa – como alegre preparação para a vinda do Senhor.
Primeira vela (ROXA) – a vela da esperança. Nos lembra da promessa do Messias.
Segunda vela (ROXA) – a vela da paz. Nos convida a preparar os caminhos do Senhor.
Terceira vela (ROSA)– a vela da alegria. Marca o Domingo Gaudete, quando a alegria do Senhor se torna mais palpável.
Quarta vela (ROXA) – a vela do amor. Celebra a proximidade do nascimento de Cristo.
O Advento deve ser tempo de celebração onde a sobriedade e a moderação são características peculiares da liturgia, evitando-se antecipar a plena alegria da festa do Natal de Jesus. Por isso, neste período não se entoa o “Glória” e nossos passos, nesse recolhimento, seguem em direção ao sublime momento do nascimento de Jesus.