Nossa Senhora
Da Paz

Nossa História

Dom Antônio de Almeida Lustosa, Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, através do Decreto nº 140, de 25 de janeiro de 1961, criou a Paróquia Nossa Senhora da Paz, com vigência a partir de 02 de fevereiro do mesmo ano – Dia da Purificação de Nossa Senhora.

Provisoriamente teve como sede a Capela de Santa Filomena, situada na Rua Joaquim Nabuco. A Capela de Santa Filomena naquela ocasião, na condição de matriz provisória da paróquia, foi elevada a categoria de Igreja Paroquial, em caráter provisório, com todos os direitos próprios das igrejas paroquiais.

A IGREJA-MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO (SEDE PAROQUIAL) E A HISTÓRIA DA DOAÇÃO DO TERRENO.

Em 14 de fevereiro de 1941, exatos vinte anos antes da fundação da paróquia, o Sr. Antônio Mattos Porto e a sua esposa Sra. Ester Garcia Porto, doaram para a Arquidiocese de Fortaleza um terreno, situado no lugar chamado de Lidiápolis, bairro Meireles, em Fortaleza/CE, medindo 49,50m de largura por 99,00m de comprimento, extremando ao norte com a Av. Dom Luis, ao sul com a Rua Marcos Macedo, ao leste com a Praça Portugal (e lote nº 09 da quadra 36) e ao oeste com a Rua Visconde de Mauá.

A doação foi feita para que a donatária – Arquidiocese de Fortaleza – construísse uma igreja naquele terreno sob as seguintes condições: a) além da igreja, poderá ser edificada no terreno a casa paroquial, escola para a educação de carentes da região e salão paroquial, não podendo, porém, construir casa de aluguel; b) a igreja deverá ter dois titulares: Apóstolo Paulo e Santo Antônio de Pádua. Atribue-se que a exigência do nome do Apóstolo Paulo está associada à dimensão missionária que desejou o doador para a futura igreja e a Santo Antônio a dimensão social que a tradição associa ao santo e marca toda a história da Paróquia da Paz.

Em 1987 o prédio da pequena igreja construída nos anos sessenta foi demolido e no dia 18 de maio de 1988 foi realizada uma solenidade de lançamento da “Campanha Pró-reforma da Igreja de Santo Antônio da Paróquia Nossa Senhora da Paz, em cuja solenidade se fez presente o Cardeal Dom Aloísio Lorscheider, Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, Mons. Amarílio de Souza Rodrigues, diretoria do COPEA, bem como autoridades e representantes da sociedade de Fortaleza. No período de fevereiro a dezembro de 2000, sob a gestão do Padre Suzenito, foi realizada a obra de ampliação da nave central, construção da Capela do Santíssimo, construção da Sacristia, da casa paroquial e colocação dos vitrais, tendo como arquiteto o Dr. Pedro Ricardo e engenheiro Dr. Antônio Kennedy.

Em junho de 2004, sob gestão de Padre Virgínio Asencio Serpa, foi inaugurado o Centro de Pastoral, inclusive auditório no pavimento superior. Em março de 2009, sob gestão de padre Virgínio Asencio Serpa, foi inaugurada a construção do refeitório, cozinha, reforma dos banheiros e melhorias e ampliação da casa paroquial, com projeto de Melissa Ary Dall´olio Cabral.